segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CAMPEONATOS MUNDIAIS DE JOVENS 2015

Na pausa escolar de outubro/novembro estão a realizar-se os Campeonatos Mundiais de Jovens, em Porto Carras, na Grécia. Neste importante evento escaquista estão inscritos 1600 jovens integraram 6 escalões etários de U8 a U18.
Portugal levou a este campeonato estes 15 jovens distribuídos como iremos ver. Pelo U8, estão a jogar  Mafalda Avelino e Artur Guia (CXAE Filipa de Lencastre). No U10, Filipa Pipiras (CXAE Filipa de Lencastre) e Tiago Prazeres (Escola de Xadrez do Porto). Pelo U12, Camila Avelino (CXAE Filipa de Lencastre), José Veiga (AX Gaia) e Simão Moreira (CXAE Filipa de Lencastre). Jogam no U14, Ana Silva (AX A2Didaxis) e Hugo Sousa (AX Gaia). Participam no U16, Rita Jorge (Sporting CP),  André Dionizio (ADC Faro) e André Sousa (GX Porto). E no último escalão U18, Mariana Silva  e Ivo Dias (ambos da CX A2Didaxis) e ainda Tiago Leão (Sporting CP).  Este campeonato, como facilmente se depreende,  jogos muito exigentes, tendo em conta que os jogadores mais fortes de cada escalão registam já cerca de 300 pontos de Elo acima da forças dos nossos melhores atletas desta disciplina, e  cada uma das provas a ser composta por 11 rondas, com um dia de descanso a meio da competição. Na primeira jornada pontuaram Ivo Dias, André Sousa, José Veiga, Mariana Silva (ELO 1868) empatou com a Húngara WFM Zsusanna Terbe (Elo 2160), Ana Teixeira da Silva, Camila  Avelino (Elo 1383) que venceu a vietnamita WFM Huynh Tan (Elo 1670) e  Filipa Pipiras,
Resta desejar os melhores resultados a todos escaquistas portugueses, que tiveram de interromper as aulas para representar o País. 

Nenhum comentário: