segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pedro Mendes venceu o IV Torneio de Joane

Devido ao tempo imprevisível, o IV Torneio de Xadrez de Joane, decorreu na Escola Secundária Benjamim Salgado, ma manhã de 6 de julho, do qual saiu vencedor o xadrezista Pedro Mendes, do CX João de Meira, que realizou 5,5 pontos dos 6 possíveis. O segundo classificado Mariana Silva (CX Tadim) que fez 5 pontos, pelo que recebeu a medalha de melhor feminina do escalão Sub16. A 2ª medalha U16 ficou assim para Alexei Demiantchouk, do CX Tadim. Tendo o Ricardo Vaz (CXB. Machado) levado a 3ª medalha deste grupo etário, que compreendia 4 escaquistas.
No escalão U14, com 11 jogadores, Orlando Ribeiro, do CX João de Meira, alcançou a primeira medalha, por ter realizado 4,5 pontos. Seguiu-se Eduardo Oliveira, do CX de Pedome, que arrebatou a segunda medalha dos Sub14, já que Ana Silva Teixeira, do CX de Tadim, preferiu a medalha de melhor classificada feminina. O 3º lugar ficou nas mãos do xadrezista Carlos Félix, do CX de Pedome, que também fez 4 pontos nesta competição. Rui Pedro Oliveira, que representou o CX Afonsino, realizou 3,5 pontos que o colocaram em 8º lugar na geral, conseguindo neste escalão o 5º lugar.
Dos dez xadrezistas integrados no escalão U10, o Diogo Cardoso classificou-se em 1º lugar, atleta do CX João de Meira. O 2º classificado U10, foi João Silva, do CX Didaxis. A 3ª classificada Mariana Simões, do CX de Pedome, recebeu a medalha de melhor jogadora feminina su10. E, assim 3ª medalha pertenceu a Nádia Abreu, do CX de Pedome.
Este evento desportivo que apresentou uma presença feminina significativa, contou 6 rondas de 10 minutos, para o jogador dar mate, e foi integrado nas festividades de Joane. Como derradeiro item, esta prova de xadrez contou com a colaboração da AXDB (Associação da Xadrez de Braga), que disponibilizara os tabuleiros e jogos; da FPX (Federação Portuguesa da Xadrez) pela arbitragem de Paulo Rocha; da Junta de Freguesia de Joane, que acalentou esta atividade na dinamização, com os troféus e reforço alimentar dos participantes; da Escola Secundária Benjamim Salgado, ao ceder o espaço para a realização desta prova; do Clube de Xadrez Afonsino que disponibilizou os relógios analógicos; e em especial do professor António Silva que assumiu a organização para que o evento tivesse êxito no domínio do desporto escolar, no acolhimento e satisfação dos participantes. 

Nenhum comentário: