domingo, 24 de novembro de 2013

MAGNUS CARLSEN É CAMPEÃO DO MUNDO

Das sete ou oito vezes que este blogue apresentou um texto sobre o jovem norueguês Magnus Carlsen, como titã da arte de Cissa, nascido a 30 de Novembro de 1990, e que aprendeu com o pai a jogar xadrez aos 5 anos, sublinhou-se que seria, mais tarde ou mais cedo, campeão mundial. Em todos os países, a imprensa, as rádios e as televisões, sobretudo, com especial atenção, a Índia e  Noruega, deram destaque a este feito escaquista pelo atual prodigioso génio nesta disciplina frente ao GM Anand.
O GM Magnus Carlsen, desde o momento em que se decidiu por ser xadrezista, que fez uma impressionante progressão até que a 16 de novembro, p. p., se tornou no 23º Campeão do Mundo de Xadrez. recordamos mais uma vez esta faceta de Magnus Carlsen: em janeiro de 2001, ultrapassara a fasquia dos 2000 pontos de Elo. No ano seguinte pontuava acima dos 2100 pontos. Em 2003, a sua força Elo tinha subido mais de 100 pontos. Um ano depois, Carlsen Maguns marcava bem acima dos 2500 e alcança, com 14 anos o título de Grande Mestre Internacional. No último trimestre de 2006, atingiu a impressionante fasquia dos 2600 de Elo. Uma meia dúzia de meses bastaram para arrolar na soberba faixa dos 2700 pontos. E no mês  emque celebrou os 20 anos, Carlsen Magnus ultrapassara a mítica fasquia 2800 pontos. 
 E, hoje, este génio do xadrez, a manter esta poderosa de força escaquista, apesar de estarem a aproximar-se outros jovens, que aprenderam também a evoluir no xadrez apoiados de  computador com programas (como o mais recente Deep Fritz 14) cada vez mais potentes (Alexander Grischuk ou Italiano Curuana ou o Giri), Magnus Carlsen deverá assegurar o título por mais tempo que Anand. E, antes do último ponto final, expressa-se os sinceros parabéns ao atual campeão mundial. 

Nenhum comentário: