segunda-feira, 22 de junho de 2020

O "Ensinamentos de Xadrez"


O conhecido amigo José Cavadas, ligado ao ensino e ao xadrez no âmbito do Desporto Federado e ainda valência do Desporto Escolar, lançou recentemente um livro intitulado Ensinamentos de Xadrez.
Esta interessante obra de xadrez, com a chancela da editora Dom Fafe é dirigida ” a todos os professores, treinadores, pais, avós e adeptos de xadrez que dedicam o seu tempo a ensinar a jogar aos mais novos, em casa, na escola ou em clubes, mas que, por limitação, não sabem como continuar a aprofundar o tema para levar a aprendizagem a um outro nível.” A este texto do autor acrescento que todos os clubes portugueses de xadrez deveriam possuir um exemplar, pelo valor didático e de, de alguma, como contributo para que se publiquem mais livros portugueses nesta disciplina lúdica. A riqueza desta obra é, com a permissão subjetiva do autor que, na sua divulgação deste seu contributo didático em suporte de papel, apresentou um texto elucidativo, que, pela sua clareza, passo a transcreve-lo: "É uma simples tentava de compilar temas que constituem a base de um treino, fundamentado em conceitos e teorias. As regras e as lições vêm acompanhadas de figuras que facilitam a leitura. Seguem exercícios básicos e exemplos práticos para assimilar os conteúdos. Por fim, o treino de consolidação é feito através de uma miscelânea de exercícios, alguns dos quais se baseiam em estudos de vários autores."
Perante isto, qualquer jogador de xadrez deve ter na sua biblioteca escaquista, este título, por isso deixo aqui as maneiras facilitadoras para a sua aquisição contactando o autor por este tlm : (0351) 965 505 655 ou pelo correio eletrónico josecavadas@gmail.com.

Nenhum comentário: