domingo, 5 de janeiro de 2020

Clube de Xadrez Afonsino e os seus atletas em 2020


A época desportiva do xadrez venceu já 3 meses e, naturalmente, propicia-se divulgar os nossos xadrezistas  e agradecer às entidades o apoio recebido sem o qual a valência federativa teria terminado.
Começamos por abordar o primeiro ponto que consistirá em destaca uma pequena biografia dos xadrezistas afonsinos, por ordem alfabeta, que competiram nesta época desportiva de 2018/19 e 2019/20 que já possuem Elo na lista da FIDE.
Afonso Teixeira Abreu, estudante, nascido em 2005, participou em várias provas do Desporto Escolar. No âmbito do Desporto Federado possui o número FIDE 1955047. Possui 1017 pontos de Elo no ritmo standart, pelo que ocupa o 915º lugar no ranking nacional, 1018 pontos em semirrápidas que melhorou 9 pontos na participação no IV Torneio de Xadrez de Rápidas com Música.  O jogador de xadrez Afonso Teixeira também integra o CXA desde que se matriculou no 5º Ano de Escolaridade na Escola D. Afonso Henriques.
Diogo José Batista da Silva, estudante, nascido em 2005, já representou várias vezes a Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques. É jogador de xadrez federado, com o número 1955136, possui 1021 pontos de Elo, 1039 pontos no Elo de semirrápidas e 1044, no ritmo de Blitz. Diogo José Batista é o segundo afonsino que regista força Elo em 3 ritmos.
Diogo José Cunha Sousa, estudante, nascido em 2012, é aluno do 2º ano na Escola B1 do Alto da Bandeira. O nosso mais novo xadrezista do clube também já participou em provas do Desporto Escolar. Diogo José Sousa competiu no último torneio interno e irá representar a escola e o clube nas duas valências competitivas também este ano. 
Duarte Miguel Cunha Sousa, estudante, nascido em 2004, foi campeão na final da série de Infantil B, em 2017, pelo Desporto Escolar. Esta federado com o número FIDE 1955144, e perdeu o Elo no ritmo de lentas, mas possui o Elo de 1059 pontos no ritmo de semirrápidas. Duarte foi o atleta que alcançou o melhor resultado no Desporto Escolar. Atualmente frequenta o 10º ano na Escola Secundária Francisco de Holanda
Fernando António Portela de Sousa Castro,  professor catedrático na Universidade do Minho, possui o número FIDE 1906887. Fundou vários clubes de xadrez, integrou a Direção da Federação Portuguesa da Xadrez. Como xadrezista é o único elemento do CXAfonsino detentor do titulo de Mestre Nacional. Possui a força Elo de 2091 pontos, no ritmo de lentas. Esperamos que Fernando Castro, nesta época desportiva de 2019/20, possa competir em provas nos ritmos de semirrápidas e rápidas.
Gonçalo Castro Silva, nascido em 2006, veio para o CX Afonsino quando frequentava o 5º Ano de escolaridade. Este xadrezista tem representado o clube escolar na valência do Desporto Escolar e Desporto Federado. Como atleta inscrito na FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) possui da  FIDE (Federação Internacional de Xadrez) o número 1962396, possui 1030 pontos de Elo no ritmo de lentas. Posiciona no 909º lugar no ranking nacional.
Gonçalo Pacheco Rodrigues, estudante, nascido em 2006, tem participado em competições no Desporto Escolar e Federado, com alguma regularidade, desde que se matriculou como aluno do 5º neste estabelecimento de ensino. É também atleta federado com o número 1960482, classificou-se em 3º lugar  sub 12, no I Guimarães Chess Open de 2017. Atualmente possui 1237 pontos de Elo que o colocam em 746º lugar.
João Eduardo Castro Barão da Luz, nascido em 2008, integrou este clube escolar quando  frequentava o 4º ano de escolaridade, como aluno da Escola Básica 1 do Alto da Bandeira. No ano assado enveredou pelo Desporto Federado, possuindo o número 1955721, da FIDE. Este xadrezista já participou em competições nas duas valências desportivas, e nos ritmos de semirrápidas e rápidas, tendo contribuído para que  CXA alcançasse um troféu de 3º lugar coletivo.
José Manuel Teixeira, professor e escritor, é o dinamizador do Clube de Xadrez Afonsino que fundou, quando integrou o quadro docente da Escola EB D. Afonso Henriques. Nos primeiros anos levou os seus jogadores a competir, como vertente escolar, com os clubes de xadrez das escolas Preparatórias do Ribeirão, dirigido pelo professor José Carlos Cunha, e da João de Meira, pelo prof. João Andersen. José M. Teixeira, como xadrezista possui 1347 pontos de Elo, pelo que ocupa o 660º lugar na lista nacional, no rimo de lentas, 1409 pontos no ritmo de semirrápidas e 1383 em Blitz.
João Pedro Ribeiro de Araújo Carvalho, nascido em 2008, entrou para o clube escolar quando frequentava o 4º ano de escolaridade, como aluno da Escola Básica 1 do Alto da Bandeira. Já representou o clube escolar e como jogador federado com o número 19553753, também já competiu no ritmo de semirrápidas, tendo também contribuído para que  CXA alcançasse um de 3º lugar coletivo.
Lino da Silva Pinto, advogado, integrou há dois anos o CXAfonsino e possui o número FIDE 1995128. Já participou num Campeonato Distrital Absoluto de Braga e em dois torneios no ritmo de semirrápidas. Possui no ritmo de semirrápidas 1028 pontos de Elo.
Luís Afonso dos Santos Abreu, estudante, nasceu em 2006. já representou a Escola D. Afonso Henriques pelo Desporto Escolar. Estreou-se na competição no IV Torneio de Xadrez de Rápidas com Música, e realizou uma performance positiva e conseguiu fazer bloco FIDE
Rui Pedro dos Santos Abreu, estudante, nasceu em 2005. Tem representado o CX Afonsino nas vertentes escolar e federada. Participou, pela primeira vez numa prova federada que foi IV Torneio de Xadrez de Rápidas com Música, com boa performance, mas sem conseguir pontuar com um adversário com Elo internacional.
Vitor Manuel Araújo Carvalho, engenheiro,  integrou, na época competitiva passado o CX Afonsino. Este xadrezista já esteve federado no extinto Clube de Xadrez “ Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio” . Possui o número FIDE 1962027, e por este novo clube competiu no I Torneio Amador de Guimarães, pelo qual passou a ter, no ritmo de semirrápidas,1110 pontos de Elo.
Brevemente será integrados mais 3 jogadores de xadrez no CXAfonsino, ainda que este crescimento não estivesse previsto. 
O principal objetivo nesta época era aumentar o número de jogadores com Elo no ritmo clássico. Isto foi conseguido - apesar de termos perdido um jogador com este dado - já que estamos com 6.
Por último assunto, e não menos importante, o Clube de Xadrez Afonsino aproveita para agradecer, com um enorme obrigado, a colaboração, apoio ou outra forma de ajuda,  à Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques, onde está sediado,  à Junta de Freguesia de Creixomil e ao Clube de Xadrez João de Meira.

Nenhum comentário: