terça-feira, 31 de dezembro de 2019

ANDRE MIGUEL SOUSA VENCEU O TORNEIO XADREZ COM MÚSICA

O IM André Miguel Sousa (Elo 2294), do Profigaia/escola Profissional, venceu a IV edição do Torneio Xadrez com Música, com 6,5 pontos, amealhando o com o melhor prémio monetário, uma medalha e ainda 14 pontos de elo. O FM José Francisco Veiga (Elo 2191), do A.X.Montemor-O-Novo, com 5 pontos, nas 7 rondas da prova. Em 3º lugar ficou O NM Paulo Jorge Costa (Elo 2138). Em 10 lugar, da geral, ficou a ACM Mariana Siva (Elo 1834), que juntou ao prémio de melhor jogada, a soma de 26 pontos de Elo neste ritmo de rápidas.
Merece destaque o Pedro Gil (Elo 1562), do Forum Airão São João, que alcançou a medalha de melhor Sub 16 e levando ainda 62 pontos de elo, Foram entregues medalhas aos primeiro classificado de cada escalão etário. Procedeu-se ainda ao sorteio do Livro Xadrez I – Livro de Exercícios, da autoria de o NM Paulo Rocha com ilustração de Irina Solovyova, que teve um momento de apresentação nestes evento escaquista, que ficou nas mãos do CM Ivo Dias.
Realizou Bloco FIDE o xadrezista Vasco A. Araújo, jogador da Didaxis, que realizou uma performance de 1216, conseguindo 3 vitórias frente a 7 jogadores, pelo que aparecerá na próxima lista da FIDE a pontuar
Passamos aos atletas afonsinos  que competiram neste torneio de rápidas: José M Teixeira (Elo 1369), terminou no 35º lugar, com 3,5 pontos, ganhando apenas um lugar à posição que ocupava no ranking inicial, mas perdendo 4 pontos de Elo. Afonso T. Abreu (Elo 1017), fez 2,5 pontos e ganhou 3 lugares da posição inicial, ficando em 51º, e amealhou 10 pontos de Elo. O estreante neste ritmo em provas oficiais, Rui P. Abreu (S/Elo), fez 2 pontos, apesar de ter ganho 3 lugares à posição de início, realizou uma performance positiva de 1136 pontos, mas não conseguiu vencer um nenhum adversário com Elo. Também na sua estreia numa prova oficial com atletas federados, Luís A. Abreu (Sem /Elo), fez também com 2 pontos, terminou no 56º lugar pelo que subiu 6 posições, realizando uma performance de 1037 pontos, conseguindo vencer um dos 4 adversários com Elo. Outro aspecto positivo, da participação  de Luís Abreu, foi ter feiro um bloco FIDE. Como sabemos, numa competição, o xadrezista sem Elo Internacional que consiga pontual frente a 5 adversários com Elo e realizar uma performance acima de 1000 pontos, passa a ter Elo FIDE.
Esta edição do Torneio de Rápidas de Xadrez com Música que decorreu num salão do Colégio Vale do Ave, com o ritmo de 5 minutos e 2 segundos, teve como organizador e diretor Mário Tiago Oliveira, na arbitragem Carlos V. Dias, e contou com a presença de bastantes familiares dos jogadores que participaram. E, antes do derradeiro ponto final, permitam expressar os parabéns aos intervenientes com a música erudita numa belíssima actuação, registar que este evento escaquista ficou marcado pela melhoria do espaço, pela apresentação de um livro de xadrez, pelo convívio agradável e competitivo que já conta com um bom número de titulados que marcam presença assídua.

Nenhum comentário: