segunda-feira, 28 de outubro de 2019

III Torneio Internacional da Figueira da Foz


De 27 de outubro a 3 de novembro realiza-se o III Torneio Internacional da Figueira da Foz - Torneio Sabir Ali, no Hotel Seet Atlantic Spa, no ritmo clássico, em que participam 45 jogadores de xadrez, oriundo de 14 federações. Este lote de escaquista que dá a média elo de 1983 pontos, regista 8 grandes mestres, 5 mestres internacionais, sendo um de mulheres, 2 mestres FIDE, e 2 Candidatos as mestres, em que um é feminino. O GM Karen Grigoryan (Elo 2608), vindo da Arménia , é o escaquista mais forte desta prova.
Portugal tem aqui 20 xadrezistas, em que o GM Luís  Galego (Elo 2483) é o português com mais força de jogo. Pela federação espanhola  participam 6 jogadores, tendo como xadrezista mais forte o IM Jesus Martim Duque (Elo 2445) que poderá levar da Figueira da Foz um norma de GM. Depois temo a Polónia com 4 jogadores , em que, pelo poder de jogo, se destaca o GM Krzystof Jakubowski (Elo 2494). De África vieram 3 cabo-verdianos que procuram melhor a sua força de jogo, nomeadamente o mais forte jogador o Luís Barros (Elo 1628). A Inglaterra e a Itália estão representados por 2 jogadores cada. O Inglês IM Brandom Clarque (Elo 2445) procurará alcançar uma norma de GM. Já o italiano mais forte presente, o GM Andrea Stella (Elo 2484) procura levar um dos melhores prémios em disputa. Com apenas um xadrezista em prova estão a Bielorrússia, a Ucrânia, a Sérvia,  a Geórgia, a Alemanha  e o Brasil.
No nosso Pais, mais uma vez se verifica que a participação feminina é muito reduzida, estes este evento com apenas  duas jogadores: a Georgiana WCIM Ana Vavasheli (Elo 2240) e a portuguesa WCM Marina Sofia Silva.
Esta competição é dirigida por António Mota Cardoso, tendo como árbitro principal o IA Carlos Oliveiras Dias, coadjuvado pelo árbitro cabo-verdiano o IA Francisco Carapinha e Bruno Pais.

Nenhum comentário: