quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Ministra da Educação da Rússia anunciou a introdução do xadrez no ensino

Olga Vasílieva, Ministra da Educação e Ciência da Rússia, declarou à Agência TASS, que planeia introduzir o Xadrez  no primeiro e
quarto ano, como disciplina curricular obrigatória. Esta nova aula será de um tempo semanal, sensivelmente 1 hora. O projeto adequa-se a que cada professor de xadrez, mesmo sem grandes conhecimentos desta disciplina, facilmente cumpra os objetivos, já que contará com um programa muito simples e  com as recomendações metodológicas mais  apropriadas para o ensino do xadrez. Esta reforma não é nova e tem já resultados nos vários países europeus que, sem o potencial escaquista da Arménia, Geórgia, Ucrânia ou da Rússia, estão a ser perseguidos, no bom sentido, e ultrapassados pelos países que têm o jogo de xadrez como disciplina curricular. Os estudos realizados, nos países com o xadrez nas escolas, provam também que há melhorias na aprendizagem pelos alunos praticantes de xadrez.
Atendemos ao caso que está na berra e que ajuda a comprovar o êxito com a introdução do xadrez no ensino. Amanhã vai iniciar-se a disputa pelo título mundial que tem como protagonistas o norueguês Magnus Carlsen (atual Campeão do Mundo) e o italo-nortemaericano Fabiano Caruana (várias vezes campeão de Itália). Estes xadrezistas de topo são já o resultado da introdução do xadrez nas escolas há cerca de 10 anos nos seus países, que se tinham antecipado à aprovação em 19 e Março de 2012, pela Comissão Europeia da recomendação de introduzir o ensino do xadrez nas escolas. 
Outro dado importante e que corrobora esta ideia, é a realização do Campeonato Mundial de Cadetes (SUB08, SUB10 e SUB12), com 853 xadrezistas de quase todos os países, que está a decorrer em Santiago de Compostela, durante a pausa escolar de novembro. Espanha introduziu, há vários anos, o ensino do xadrez nas escolas e esta competição é um reconhecimento da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) pela evolução que o xadrez está a ter no país vizinho.
Podemos colmatar esta informação, registando que o modelo de ensino do xadrez nos clubes, com financiamento estatal, está sendo, paulatinamente, relegado para segundo plano na formação nos países do Leste: Contudo continuará a ser uma mais valia imprescindível na formação, prestando-se a complementar uma evolução mais rápida, e ajudar os novos praticantes que procuram profissionalizar-se nas valências escaquistas como jogadores, treinadores, professores, árbitros e organizadores de eventos desportivos.



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