domingo, 7 de outubro de 2018

43ª Olimpíadas de Batumi 2018

Concluíram com a cerimónia pública da entrega de medalhas as 43ª Olimpíadas de Batumi, de 2018, para jogadores individuais por tabuleiro e por equipa, novamente com a equipa Chinesa no degrau mais alto do pódio. Este fortíssimo conjunto é composto pelos GM Liren Ding (Elo 2804), no primeiro tabuleiro, pelo GM Yangyi Yu  (Elo 2765), GM Yi Wei (Elo 2742), pelo GM Xiangzhi Bu (Elo 2712) e pelo GM Chao B Li (Elo 2708). A equipa também com 5 GM é Norte-americana que ficou em 2º lugar. O conjunto de xadrezistas da Rússia alcançou o 3º lugar.
Quanto à participação dos países lusófonos, a equipa  de PORTUGAL que era a 63ª, no ranking inicial com a média Elo de 2426, terminou brilhantemente em 47º lugar e foi formada pelo GM Luís Galego; GM António Fernandes; IM Rui Dâmaso; IM David Martins, que no 4º tabuleiro fez 8 pontos; e o IM André Ventura Sousa
A equipa do BRASIL com a média Elo de 2567), constituída por 5 GM ( Rafael Leitão, Alexandr Fier, Luís Paulo Supi, Krikor Sevag Mehitarian), ficou em 63º lugar. 
Seguiu-se o conjunto de ANGOLA, coma média Elo de 2259, que ficou no 124º lugar, e era constituída pelos CM Sérgio Miguel; IM Erikson Soares, IM David Silva; IM Luciano Oliveira e o IM Catarino Domingos.
A equipa de MOÇAMBIQUE com a média Elo de 2113, que estava no 121º lugar, realizou uma boa participação, ao concluir estas Olimpíadas em 99º lugar.  Este país levou o CM Donaldo Paiva; o CM Persson Abrantes; o CM Inácio Calicoca Wilton  que ganhou 26 pontos pelo 1 empate e as 6 vitórias conseguidas, pelo que alcançou o titulo CFM ; o CM Ilídio Alberto Chunguane
A primeira participação de CABO VERDE, que no ranking inicial era a 159ª, com a média Elo de 1801, terminando no 170º lugar, mas com igualdade de pontos da colocada em 159ª posição. Francisco Carapinha capitaneava esta equipa que integrava António Monteiro, Éder Pereira, Luís Barros e Luís Fernandes.
o conjunto olímpico da quinta participação de S. TOMÉ E PRINCIPE era composto pelo CM Osvaldo dos Santos Lima; Rita Jeorciley, Waldyr Espírito Santo;  Waldmilson Lourenço de Lima que realizou um bloco FIDE com a performance de 1549 pontos; e José Rita. Este conjunto de xadrezistas, no ranking inicial, estava em 172º e subiu para o 156º , no final da competição.
Por último temos a participação de TIMOR Leste que era a 176ª equipa, com a média Elo de 1655 pontos. O conjunto compreendia os seguintes escaquistas: o Luís Guterres; o Tomás Fernandes; o Tito Reis que alcançou o título de CM (Candidato a Mestre), a jogar no  4º tabuleiro, onde  fez 6 pontos, tendo melhorado a sua força Elo em 55 pontos; e José Fátima.
Em suma, todos estes participantes dos países irmãos de Portugal puderam trazer da bela cidade da Batumi uma vivência escaquista extraordinária e uma experiência proporcionada pela Geórgia muito envolvida nesta disciplina.

Nenhum comentário: