sábado, 9 de dezembro de 2017

João Romano é o mais recente campeão Distrital de Braga

O jogador de xadrez João Romano (Elo 1909) é o venceu o Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez da AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga) com apenas vitórias. Este novo campeão distrital amealhou ainda 40 pontos de Elo O único titulado a competir CM Ivo Dias (Elo 2204) apresentava-se como o mais provável xadrezista a tomar o troféu principal, mas deixou-se surpreender por Álvaro Guimarães (Elo 1811), do CX Braga, e com a agravante de perder a partida com o colega de equipa João Romano.  Cinco  pontos e meio determinaram que o 2º lugar fosse alcançado, com alguma surpresa, pelo xadrezista da GDR Amigos de Urgeses, Carlos António Machado (Elo 1798), leva ainda 17 pontos de Elo. O pódio completo, com a presença  habitual do CM Ivo Dias (Elo 2204) da AA Diaxis A2d, que fez pontos nas 7 rondas.
Normalmente, neste evento, não se destaca o 4º classificado, ma o feito conseguido pelo escaquista Tomás Monteiro (Elo 1385), a jogar pelo CX João de Meira, justifica-o, já que começou no meio da tabela e terminou nos primeiros lugares, tendo amealhado 64 pontos de Elo. Curiosamente, o Simão Barroso (Elo 1431), atleta da AA Didáxis A2D, também melhorou a sua força Elo em 64 pontos. Esta prova permitiu que lote distrital passasse a ter mais quatro jogadores com Elo FIDE, são eles: Ricardo Jorge, a jogar pelo ADC, ao realizar uma performance de 1350, Sora Francisco Parente, do ADC Perre, com uma performance de 1231; Miguel Branco Palhas, do ADC Perre, ao efetuar uma performance de 1240 pontos; também do meso clube de xadrez, o Eric Jaco Belo, com uma performance de 1124.
Neste evento, que decorreu em Braga, Famalicão e Guimarães, participaram 35 xadrezistas dos diversos clubes implantados no distrito bracarense., que deram a média Elo de 1302 pontos. A arbitragem esteve a cargo de Joaquim Machado.

Nenhum comentário: