quinta-feira, 24 de março de 2016

Vasily Vasiliyevich Smyslov: 1492 – CURIOSIDADE

O soviético Vasily Vasiliyevich Smyslov (Васи́лий Васи́льевич Смысло́в ) nasceu aos 24 de março de 1921, em Moscovo.  Este escaquista, em 1968, alcançou da FIDE o título de Grande Mestre Internacional. Dedicou-se ao xadrez desde cedo até que em 1948, participou no Campeonato Mundial de Xadrez. No ano de 1953, Venceu o Torneio de Candidatos de Zurique e veio a empatar com Botvininik que, por isso, conservou novamente o titulo mundial. Em 1957, Vasily  Smyslov sagrou-se Campeão Mundial de Xadrez e repete este feito escaquista no ano seguinte. E, posteriormente,no ano de 1991, arrebatou o título e Campeão Mundial de Xadrez Sénior.
O xadrez não foi a única opção de vida deste notável jogador, mas a de cantor lírico, só que me 1950, com a sua bela voz de barítono, concorreu ao Teatro de Bolshoi e não foi aceite. Ao longo da sua longa carreira de jogador de xadrez, sempre que se proporcionou deu recitais, frequentemente, acompanhado pelo GM Mark Taimanov, como exímio pianista.
Este Campeão Mundial legou também algumas obras de xadrez, nomeadamente dois volumes intitulados “Os Melhores Jogos de Smyslov” ou em parceria como o “ Rook Endings”. O GM Vasily  Smyslov faleceu em 27 de março de 2010.

Nenhum comentário: