terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Luís Silva venceu o VI Torneio Internacional de Guimarães
e o CX Afonsino o 3º lugar por equipas.
A AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga) e Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira organizaram o VI Torneio Internacional de Guimarães que de decorrer de 26 a 30 de dezembro, que foi ganho pelo xadrezista mais forte, em competição, Luís Silva. O 2º melhor classificado foi o colega de equipa (NXV S. Cosme – Didaxis) Bruno Gomes. O cheque e trofeu de 3º lugar ficou nas mãos de Anatoli Khodorov (Cxe E.B. 2, 3 João Meira). O 4º classificado foi Orphe Bolhari a que se seguiu Alexandre Belsley, ambos xadrezistas do clube anfitrião) Nesta competição participaram estes 6 clubes CX Afonsino, CXE E.B. 2, 3 João de Meira, GDR Amigos de Urgeses, GX Porto, NX EB Ponte, NXV S. Cosme – Didaxis que se fizeram representar por 35 xadrezistas.
Nesta prova, de 7 rondas, o CX Afonsino esteve com 4 escaquistas (nesta foto gentilmente cedida por Eduardo Viana: Rosa Daniela Martins,  Rui Filipe Martins, José Teixeira e António José Oliveira) que alcançaram classificações com direito a prémio monetário e um livro de xadrez) e, pelo conjunto, arrebataram o trofeu de 3º lugar por equipas.
Este evento, o 6º da 2ª série de competições internacionais desta cidade portuguesa, apresentou prémios monetários num total de 1000 €, 14 taças e 10 livros de xadrez, que foram distribuídos pelos 15 melhores na classificação geral, e 3 por escalões e femininos. Após a entrega dos prémios houve o lanche foi oferecido pela Junta e Freguesia da Costa, cujo presidente, realçou a intenção continuar a apoiar esta modalidade desportiva em futuras competições.
Também, durante a sessão de entrega de prémios, a Vice-diretora do agrupamento, professora Ana Maria Macedo, que esteve em representação da escola em que decorreu a efeméride, reconheceu a importância do xadrez como disciplina na formação integral dos estudantes. Em continuidade, reconheceu o dinamismo empreendido pelo professor João Martinho, ao clube escolar, que extravasa largamente a escola.

Nenhum comentário: