segunda-feira, 18 de junho de 2012

175 XADREZISTAS NOS TORNEIOS JOAO DE MEIRA
No passado sábado, 16 de junho de 2012, decorreram dois torneios de xadrez, o IX Torneio Jovem Aberto e IV Torneio Absoluto Aberto, que envolveram 175 escaquista de todos os escalões, onde se descobriam várias nacionalidades (espanhola, russa, iraniana e portuguesa).
O escaquista João Vicente (Ax Pedro Hispano) venceu o IX Torneio Jovem Aberto, mas foram entregues trofeus aos 5 melhores classificados absolutos e por escalões; a xadrezista Joana Branco (Ax Pedro Hispano) foi a jogadora melhor classificada. O CX Afonsino participou com o António José Oliveira (que trouxe de prémio uns auscultadores), o estreante o Rui Oliveira, o Flávio Silva, que fizeram 4 pontos cada um, a Rosa Oliveira e o Ângelo Cardoso, com 3 pontos cada).
 No IV Torneio Absoluto Aberto, criado para responder aos pedidos dos acompanhantes dos clubes, o vencedor foi o Manuel Boullon, e Maria Romero arrebatou a taça de melhor feminina, ambos do CX Rianxo. Os afonsinos José Teixeira e Rui Martins  melhoraram as posições vários lugares ao ranking inicial.
Se o número de participantes foi elevado, o mesmo sucedeu com a quantidade de clubes vindos das cidades de Portugal e da Galiza que se deslocaram a Guimarães, e que se passa a enumerar: AXPedro Hispano, Clube Atl. Lagoa, Ccc Barcelos, ACD Rebordochão, CX Afonsino, Atl Da Coutada, CX Colégio Português, CX Dos Galitos, CXE E.B. 2/3 João Meira, GX Porto, CX CCC Barcelos, CX Escola Sec. Latino Coelho, CX Lomarense GC, CX Tadim, CX GC Odivelas, CX Sporting Clube Portugal, CX Gdr Amigos Urgeses, NX EB Ponte e Nxv S. Cosme – Didáxis. Da Galiza vieram estes 4 clubes: CX Lourigan, CX Marim, EX Pontevedra e o CX Rianxo.
Em suma, diga-se de boa verdade, este grande torneio, a par da sadia competição que preencheu todo o dia, mais uma vez resultou também num convívio agradável, que contou ainda com a visita participativa da diretora da escola drª Manuela de Jesus Torres Ferreira, e visitas dos presidentes da FPX Eng.Francisco Castro, e da AXDB, dr. Carlos Dias.  

Nenhum comentário: