O Clube de XadrezAFONSINO
deseja, aos amigos,
patrocinadores e a visitantes deste blogue, o Novo Ano de êxitos e muito próspero.
Club d'échecs Afonsino, Chess Club Afonsino, Club de Ajedrez Afonsino, Club di Scacchi Afonsino, Šachový klub Afonsino, Şah Club al Afonsino, Skakklub Afonsino - fundado no ano lectivo de 1995/96, está inscrito na A.X.D.B. - Associação de Xadrez do Distrito de Braga - e, com o número 0927, na F.P.X. - Federação Portuguesa de Xadrez. CORREIO ELECTRÓNICO - clubedexadrezafonsino@gmail.com; - 41º26'28.20" W - 8º18'31.47" N.
nasceu a 30 de dezembro de 1935, em
Toongoo (Birmânia), na altura território da Índia, e foi o primeiro indiano com este título. Este escaquista foi ainda campeão nacional em 1959, 1961 – ano que alcança o título de mestre internacional -, 1969, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976 e 1981. Depois, em 1986, tornou-se também árbitro internacional. Em 2000, este mestre internacional registava um Elo de 2315 pontos. Manuel Aaron é jornalista do “The Hindu” e reconhecido como estando ligado ao xadrez. Publicou o romance “Olimpíada do Dubai”.
congratula-se o brasileiro
Rafael Duailibe Leitão que nasceu a 28 de dezembro de 1979, em São Luís do Maranhão. Este escaquista, desde cedo, se mostrou versado para esta disciplina pelo que, em 1991, foi o campeão do mundo sub12 e repetiu o feito cinco anos mais tarde no campeonato do mundo U18. O GM Rafael Leitão apresenta, neste momento, 2626 pontos de Elo, o que lhe dá o primeiro lugar no ranking nacional. É de referir a existência do seu blogue "Academia de Rafael Leitão" que merece ser visitado regularmente.
nasceu
em Skövde, aos 28 de dezembro de 1981. Emanuel Berg participou no Europeu da Juventude sub16 e arrebatou a medalha de bronze. Representou ainda o seu país nos Jogos Olímpicos e no Campeonato Mundial. Este grande mestre, vários vezes campeão nacional, encontra-se com uma força Elo acima da mágica fasquia do 2600 pontos, o que faz dele o número um do ranking da Suécia. 
Raset Ziatdinov nasceu a 27 de dezembro de 1958. Alcançou em 1990 o título de mestre internacional e, quinze anos depois, o de grande mestre. No ranking no seu país, Raset Ziadinov é o 68º e está a jogar com uma força Elo na casa dos 2400. 
Artur Gabrielian nasceu a 26 de dezembro de 1982. Gabrielian arrebata a medalha de bronze no Campeonato de Moscovo de 2008 e, no ano seguinte, alcança o título de grande mestre. Atualmente o GM Artur Gabirelian regista a força elo de 2541 pontos.
em Varsóvia,
a 24 de dezembro de 1955. No seu curriculum regista-se o ter sido campeão nacional de júnior de 1973. Arrebatou o título de campeão polaco, no tie-break, em 1978. O GM Kuligowski ganhou uma medalha de ouro individual, em Buenos Aires (1978) e uma medalha de prata em La Valletta, dois anos depois. Quando jogava assiduamente a sua força Elo atingiu em 2495 pontos.
do Desporto Escolar, no dia 16 de dezembro, com a participação de 46 escaquistas, representando os clubes das escolas 2/3,S Celorico de Basto2/3 D. Afonso Henriques, e a Escola Referência Desportiva de Xadrez Gil Vicente. Nesta competição escolar evidenciaram-se, nos escalões referidos, os seguintes xadrexistas: JUNIORES » 1º- João Sequeira e Costa; 2º- Carlos Machado; 3º- João Miguel Ribeiro; INICIADOS» 1º- Nuno Oliveira; 2º- Fábio Santos; 3º- Vítor Vila Real; INFANTIS B » 1º- Rui Rasteiro; 2º- Bruno Ribeiro; 3º- Francisco Ribeiro; INFANTIS A» 1ª- Beatriz Rasteiro; 2ª- Joana Machado; 3º- Gonçalo Pereira; FEMININO» Rosa Daniela Martins, da Escola 2/3 D. Afonso Henriques, que trouxe o troféu de 1ª classificada . Desta escola estiveram ainda António José Oliveira, José Pedro Lopes, Gabriel Durval Araújo, Luís Carlos Sousa, Nuno Duarte Silva, Rui Costa Caetano e Rui Filipe Martins, que surpreenderam, em especial os que participaram pela primeira vez, que destacaremos numa próxima edição. 
Mitkov alcançou o título de grande mestre em 1993. Presentemente, Nicola Mitkov, como o número 2 do ranking do seu país, joga para uma força de Elo de 2523 pontos, já surpreendeu Kramnik e outros jogadores de topo, no tabuleiro. Paralelamente com a actividade de competição, tendo jogado já em mais de 50 países, é professor de xadrez há mais de 15 anos.
1966. Carlos
Matamoros começou a jogar aos 12 num clube escolar e como, numa partida particular, dois anos mais tarde, venceu o melhor xadrezista do seu clube, decidiu dedicar-se a esta disciplina entrando em todas competições e estudando por livros da modalidade. Atualmente, este grande mestre, que jogou por equipas portuguesas, é o numero 1 do ranking nacional do Equador com 2545 pontos de Elo. 
Vera Nebolsina nasceu a 16 de dezembro de 1989, em Tomsk (Rússia). Aprendeu a jogar xadrez com a mãe, aos 4 anos. Depois o pai, Valery, mestre de xadrez, acompanhou o seu desenvolvimento escaquista fazendo dela campeã mundial sub 10, em 1998 (Oresa del Mar - Espanha), e sub 20, em 2007 na cidade de Yerevan (Arménia). Esta jovem bela é já grande mestre e regista a força elo de 2377 pontos.
da João de Meira e os clubes de Trás-os-Montes, que terminou em Chaves, no dia 12 de Dezembro.
No ano de 1991 alcançou o título de grande mestre, quando jogava acima do 2500 pontos de Elo; nessa altura era um dos GMs que integrava os cem melhores do ranking dos xadrezistas da Rússia . Destaca-se no currículo do GM Loginov, entre outros bons resultados, ter vencido o Open de Xadrez da Cidade de Leningra, por duas vezes, em 2005 e 2006.
foi publicado entre 1471 e 1505. Esta preciosidade é composta por 33 folhas, sendo considerado o mais antigo trabalho inteiramente escrito sobre o xadrez moderno. As primeiras 15 folhas são dedicadas às seguintes aberturas: Defesa de Damiano; Defesa Philidor: (com um estudo favoráveis a quem joga de brancas); Defesa Russa; Abertura de Bispo, (com um estudo da partida espanhola, com a Defesa Clássica, na variante Ponziani); Defesa Philidor,(com um exemplo favorável às brancas, com o gambito aceite); o Sistema de Londres com a variante de Mason; A Abertura de Bird e a Abertura Inglesa. Como esta obra apresenta algumas semelhanças com o livro de Lucena, e como não refere as regras que antes dominavam o jogo, levou os especialistas a sugerir um xadrezista espanhol ou português, deste período, como sendo autor do manuscrito. Esta obra é propriedade da universidade alemã de Göttingen.
no Estado de
Madras, antiga região Tamil (India). A mãe incentivou Anand desde cedo para o xadrez, quando viveu no Brasil, apresentando-lhe os problemas e soluções que, regularmente, via num programa televisivo desta disciplina. Em 1987 tornou-se no primeiro grande mestre indiano. Quatro anos depois, recebeu o galardão de reconhecimento mais importante da Índia o Prémio Khel Rajiv Gandhi. Anand, campeão do mundo da FIDE em 2000 e 2003, arrebatou-o em 2010, no confronto com Topalov. Em 2007 a sua força Elo atingiu a fasquia mítica dos 2800 pontos e, no ranking da FIDE, está ainda como número 1. O GM Anand, apelidado do “Tigre de Madras”, é considerado um dos xadrezistas mais completos de sempre por ter sido campeão do mundo, nomeadamente, em todas as modalidades e formatos de ritmos em que se pratica: torneios de rápidas, semirrápidas, lentas e Blitz.
ritmo de clássicas (60 minutos), cujo a força Elo dos atletas participantes de inferiro a 1300 pontos. Este torneio destina-se a desenvolver o intercâmbio com clubes transmontanos e dar aos atletas, paralelamente ao convívio, o estímulo e ritmo competitivo. Ontem, 8 de Dezembro, em que se realizaram três jornadas, compareceram, além do clube anfitrião (C.X. João de Meira), o A.P. Salgadas (Ave Pedras Salgadas) o C. A. Mirandela (Clube Amador de Mirandela), e o CXAfonsino. No próximo fim-de-semana, estes clubes deslocar-se-ão a Chaves, onde a colectividade de xadrez local integrará a continuação deste evento.
EB 2/3 João de Meira), sagrou-se campeão de semi-rápidas, no passado sábado, no campeonato distrital de semi-rápidas de Braga, que decorreu em Joane, mais precisamente na Escola Secundária Bernadino Machado. O segundo lugar foi para Orphe Bolhari e o terceiro ficou nas mãos de Fernando Silva, ambos do clube de xadrez do Gdr Amigos Urgeses. Nesta importante competição participaram e 67 xadrezistas, em representação de 8 clubes.
Afonsino, com o número 34057 da FPX, para o representar no âmbito do desporto federado. Como escaquista representou a Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques em várias provas do desporto escolar, no ano transacto. António Oliveira. para o conseguir melhorar a actual força Elo administrativa de 1150 pontos. tenciona participar em todas as competições que se realizarem na zona. Esta jogador da arte de Saissa pretende alcançar bons resultados e uma performance positiva nos torneios do desporto escolar.
Dezembro de 1979, em
Tashkent (Usbequistão). Vejamos a carreira fulminante de Kasimdzhanov, a partir de 1998, em que venceu o campeonato asiático. Depois foi vice-campeão no mundial de xadrez junior, em 1999, a que se seguiu a medalha de bronze na Olimpíada de Xadrez 2000. Em 2001, termina em 1º no torneio de Ossen (França), no ano seguinte vence o de Pamplona (Espanha), para depois arrecadar o primeiro troféu Open Vlissingen 2003 (Holanda), e, por fim, conquistar o título de campeão mundial em 2004. O GM Rustam, o actual quinquagésimo da FIDE, é o número um do ranking do seu país, já registou a força Elo acima do fantásticos 2700 pontos.
Xadrez Afonsino, com o número 34556 da FPX, para o representar no âmbito do desporto federado. Como xadrezista representou a Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques em diversas provas do desporto escolar, no último ano. As melhores expetativas para este atleta é entrar nos torneios do desporto escolar e conseguir bons resultados, assim como melhorar a actual força Elo de 1143 pontos. Para o conseguir tenciona participar em todas as competições que se realizarem na região. Marco Pereira espera também alcançar uma performance positiva nos campeonatos distritais.
de 1975, na Roménia, e aprendeu a jogar xadrez aos 4
anos. Foi campeão europeu U16 e, em 1991, campeão da Roménia. Depois representou o seu país nas olimpíadas de 1992–1998, 2002 e 2006. Para além de outros torneios em que se destacou também, merece relevo o de Aix-la-Provence (França), por se tornar no segundo xadrezista depois de Anatoly Karpov a bater torneio paralelo de rápidas. O GM Andrei Istrăţescu, com o fantástico Elo de 2624 pontos, é o número 3 do ranking da Roménia.
do Clube de Xadrez da Escola EB João Meira, sagrou-se campeã ao realizar 4,5 pontos nas 5 rondas do recente Campeonato Distrital Feminino, em que participaram 13 jogadoras. Quantos às duas xadrezistas do nosso clube, pudemos dizer melhoraram a pontuação Elo, apesar de terem ficado aquém das expectativas.
Os Amigos de Urgezes, em Guimarães, decorreu no último fim-de-semana de novembro, uma Ação de Formação de Treinador (nível1), promovida pela FPX (Federação Portuguesa de Xadrez) com a
colaboração logística da AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga) e destinada a dirigentes e xadrezistas do Distrito de Braga. Participaram
nesta atividade formativa 22 xadrezistas, sendo a maioria de Guimarães. O MI António Fróis aproveitou o final desta formação para realizar uma sessão de apresentação e assinatura de 2 dos seus livros escritos em parceria com o MI Sérgio Rocha: “Xadrez Técnicas e Estratégias” e o “Os Campeões Mundiais de Xadrez”, que surgiu recentemente nos escaparates.