quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AS ALTERAÇÕES DE FILIAÇÃO REDUZIRÃO O NÚMERO DE ESCAQUISTAS FEDERADOS.
Independentemente dos interesses organizativos e dos da angariação de verbas pela actual Direcção da FPX (Federação Portuguesa de Xadrez), vários clubes das escolas, que se desenvolveram pela valência do desporto escolar, vão prescindir, muito presumivelmente, do desporto federado. Estas linhas não procuram qualquer polémica com a FPX, mas apenas alertar para as alterações que irão reduzir, substancialmente, o número de xadrezistas competitivos.
Os professores que animam os clubes da arte Lahur Sissa e que inscreviam os seus atletas nas Associações Distritais, deixarão de o fazer e poupam-se ao trabalho de angariar o valor da inscrição do clube (30 €), das importâncias para a filiação dos seus jogadores. Estas verbas provinham, sobretudo, das associações distritais – refiro-me em particular, à AXDB, que é a que me diz respeito – das juntas de freguesia, da edilidade, da associação de pais. Que eu saiba, a AXDB - apesar dos clubes saldarem as inscrições, mediantes acordos e prazos - sempre pagou atempadamente os cartões, os seguros, os torneios, as competições, as inscrições dos clubes e dos atletas, à FPX.
Esta época desportiva, vai ser difícil para os clubes escolares pagarem, nomeadamente, as filiações directamente à Federação, porque não possuem as quantias necessárias e os, respectivos, estabelecimentos de ensino só as disponibilizam muito depois, apesar de alguns alunos terem pais que podem pagar e que são os que mais nos acompanham nas deslocações. Aqui, com “depois”, quero dizer, após receberem os subsídios da junta de freguesia e, mais tardiamente, da câmara municipal. Paralelamente, os representantes dos clubes deixarão, ainda, de se queixar dos agravamentos dos custos que a FPX, de há uns anos para cá, tem vindo a estabelecer nas filiações.
Eu, como responsável pela aprendizagem e dinamização do xadrez, senti o mister de divulgar e expressar - com alguma mágoa – que a nova situação, a concretizar-se na época de 2010/2011, não abonará para a sobrevivência dos clubes escolares federados .

Nenhum comentário: