segunda-feira, 19 de outubro de 2009

94-CURIOSIDADE
Há precisamente 3 décadas, os Correios Afegãos emitiram uma extraordinária série de 5 selos sobre xadrez, curiosamente apresentando referências em 4 idiomas, o Persa, o Patcho/Dari, o Inglês e o Francês.
A pimeira estampilha de tons cinzentos, de custo inferior ou seja de 2 Afeganis, retrataa um casal sentado frente a frente e com um jogo de xadrez sobre a mesa que os separa. Temos ainda uma imagem, em primeiro plano, de um belíssimo bispo de porcelana.
O segundo selo de 3 Afs, não menos bonito, em que predominam os tons de rosa, temos uma narrativa similar marca a publicação, em que observamos dois xadrezistas sentados numa estrutura ao nível do tabuleiro e, em destaque, uma figura de xadrez - o Rei - em porcelana de Gien.
A bela estampilha do meio da série, com o custo de 4 Afs, de tonalidades verdes, mostra, em destaque, dois jogadores sentados no chão, e salienta uma reprodução da Dama francesa de um jogo de xadrez, do séc. XVIII.
O penúltimo selo desta extraordinária emissão filatélica, custando 7 Afs, dá relevo, dentro dos cambiantes azulados, a um casal ricamente vestido e a uma figura do rei, talhada com prata, de um jogo alemão, também do séc. XVIII.
O quinto selo, preçado em 16 Afs, de um cromatismo que vai do púrpura, ditada pela tonalidade das vestes dos jogadores, ao amarelo, distinguimos um cavalo, de um jogo de xadrez já nosso contemporâneo. Os trajes coloridos das personagens que jogam xadrez, como não nos são peculiares, não nos ajudam a situar no tempo. Hoje, passados trinta anos, como facilmente se depreende, estes selos publicados no Afeganistão, evocando a História do Xadrez, são extremamente raros.

Nenhum comentário: