segunda-feira, 30 de março de 2009

FERNANDO GOMES MARQUES CLASSIFICOU-SE PARA A FINAL DA SÉRIE B DO DESPORTO ESCOLAR DO DISTRITO DE BRAGA
Realizou-se no dia 26 de Março, no salão da Estabelecimento de Ensino Didaxis (Vale de S. Cosme) o 3º Encontro do Desporto Escolar da Série B, com a participação de 84 jogadores xadrezistas. Neste torneio estavam os clubes escolares do Agrupamentos de Escolas D. Afonso Henriques, Escola EB 2/3 do Ribeirão, a Escola EB 2/3 dr Nuno Simões, e a escola anfitriã.
Sagrou-se vencedor desta competição Rui Pedro Gomes, do Clube de Xadrez da Didaxis.
O Clube de Xadrez Afonsino fez-se representar por estes 7 atletas: Adriana Pereira, Fernando Marques,
Fábio Leite, Gonçalo Moreira, Pedro Marques, Rosa Martins e Sandra Fernandes.
O FERNANDO GOMES MARQUES (ainda sub10) classificou-se, brilhantemente, em 21º, com 4 pontos. Como pontuou (4.5+4=8.5 pontos), nos dois últimos torneios desta Série, apurou-se para a Final do Desporto Escolar que se realizará a 18 de
Abril, também na Didaxis. Este jogador federado,em representação do Clube de Xadrez do Vila Pouca, augura-se que fará, muito provavelmente, um bom resultado nos Campeonatos Nacionais de Juvens, no Algarve, que decorrem de 30 de Março a 2 de Abril de 2009
Na primeira prestação por esta escola, GONÇALO JOSÉ MOREIRA (também sub 10) alcançou a 27ª posição, com 4 pontos, registando assim uma bela prova, com uma performance de 1292 pontos.
Como também estará no Algarve, em representação do CX Vila Pouca, nos Campeonatos Nacionais de Jovens, deseja-se que tenha uma boa classificação.
O terceiro melhor jogador, representante da Escola D. Afonso Henriques, foi PEDRO GOMES MARQUES (este ainda sub 8), que ao alcançar 3 pontos, conseguiu posicionar-se na 51ª lugar, o que não deixa de
ser uma boa participação, tanto mais que atingiu uma perfomance de 1136 pontos de Elo. Também, em representação do CX Vila Pouca, participará nos Campeonatos Nacionais de Jovens, pelo que fazemos força para que tenha bons resultados!
O FÁBIO MANUEL LEITE, também fez 3 vitórias, conseguindo nesta prova a 56ª posição. Este xadrezista que fez aqui a segunda participação, vem registando progressos nesta modalidade. Neste momento é já jogador federado do Clube de xadrez Afonsino, conseguindo neste torneio uma perfomance de 1164 pontos.

ROSA OLIVEIRA MARTINS (sub 14) conseguiu também competição 3 pontos que lhe deram apenas o 62º lugar. Esta atleta - federada pelo Clube de Xadrez Afonsino - para poder participar na final precisava apenas de ter feito mais meio ponto, numa das duas provas nesta série do Desporto Escolar em que jogou. Continua a jogar numa performance dos 1100 pontos Elo.
A ADRIANA FATIMA PEREIRA (ainda sub. 10) que participou pela segunda vez, nesta Série do Desporto Escolar. Com uma vitória alcançada e um empate simpaticamente cedido, posicionou-se no 78º lugar na geral. Como esta jogadora vem registando progressos, espera-se que para o próximo ano integre as competições do Desporto Federado.
A estreante SANDRA MARQUES FERNANDES (ainda sub. 10), nestas aventuras, e como muita vontade conseguiu um empate que a atirou para a 83ª posição. Por isso, augura-se que em próximos torneios e mostrará progessos significativos.
Apesar da participação, vista no conjunto dos jogadores, não ser a desejada o resultados surgem da configuração de duas condicionantes. Uma resulta do facto de alguns dos melhores jogadores Clube de Xadrez Afonsino (Henrique Maslionis, Theodore Athon e Filipe Costa) preferirem participar noutras modalidades desportivas. A segunda condicionante resulta de ter introduzido dois novos jogadores em cada uma destas competições.

Nenhum comentário: