




Club d'échecs Afonsino, Chess Club Afonsino, Club de Ajedrez Afonsino, Club di Scacchi Afonsino, Šachový klub Afonsino, Şah Club al Afonsino, Skakklub Afonsino - fundado no ano lectivo de 1995/96, está inscrito na A.X.D.B. - Associação de Xadrez do Distrito de Braga - e, com o número 0927, na F.P.X. - Federação Portuguesa de Xadrez. CORREIO ELECTRÓNICO - clubedexadrezafonsino@gmail.com; - 41º26'28.20" W - 8º18'31.47" N.
A MATEMÁTICA E O XADREZ
Uma lenda muito antiga conta que, na Índia, como um Marajá se encontrava enfermo, aconselharam-no a passar o tempo com algo que o distraísse. É então que Dahir al-Hindi fez o jogo de xadrez para este príncipe. O Marajá adorou tanto o jogo que decidiu recompensar o inventor e chamou-o ao palácio.
Perante a insistência do Marajá, Dahir al-Hindi pediu um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro e que fosse dobrando, progressivamente, este número a cada uma das casas restantes. Rindo, o Marajá comentou: fico admiradíssimo com este homem, capaz de criar um jogo tão maravilhoso, e que me pede uma recompensa tão pequena. Nesse caso que se satisfaça o pedido!
Mas após o seu Vizir fazer as operações, apresenta-se ao seu senhor dizendo ser impossível satisfazer tal pedido, já que no reino não se colhia, em várias anos, essa quantidade de cereal. O Vizir fez saber que o Marajá teria de entregar 18.446.744.073.709.551.615 grãos de cereal; uma quantidade colossal! Hoje, acredita-se que lenda surgiu há cerca de 4000 anos e, desde aí, vem sendo recontada de muitas maneiras, nomeadamente, em livros de xadrez!
KLEIN, Egon Carli - O Xadrez, a Guerra Mágica, Editora Ulbara. 2003.
__________________________________________________
PARA CONTACTAR
Escola Básica 2/3 D. Afonso Henriques
CLUBE DE XADREZ AFONSINO
Rua Alberto Sampaio
Creixomil
4810-066 GUIMARÃES
O correio-electrónico: clubedexadrezafonsino@gmail.com
Outras informações sobre o CXAfonsino, por favor ver ARQUIVOS e em Abril 2006, neste blogue.
Ténue rey, sesgo alfil encarnizada
Reyna, Torre directa e peon ladino
Sobre lo negro y blanco del camino
Buscam y libran su batalha armada .
No sabem que la mano señalada
Del jogador gobierna su destino.
No sabem que un rigor adamantino
Sujeta su alberdrio y su jornada.
También el jugador es prisionero
(La sentencia es de Omar) de otro tabuleiro
De negras noches e blancos dias.
¿Dios mueve el jugador u éste, la pieza
Qué dios detrá de Dios la trama empieza
De polvo y tiempo y sueño y agonia?
Jorge Luis Borges
Como os lances no xadrez têm, por vezes, alguma poesia, para quem os executa, é claramente por isso que, de vez em quanto, se publica aqui um poema. Desta vez foi um soneto de argentino Jorge Luís Borges de Acevedo, que não traduzimos por ser de fácil compreensão para qualquer falante do idioma de Camões e, melhor ainda, se souber um pouco do jogo de xadrez. A escolha deste grande nome da Literatura Mundial, Jorge Luis Borges que se notabilizou como poeta, crítico, ensaista, tradutor, deve-se principalmente ao facto de se uma bela poesia, e que, por curiosidade, ter o autor ascendência portuguesa (originária de Moncorvo).
SERRÃO, Joaquim Veríssimo – História de Portugal, I vol. Editorial Verbo, 3ª edição, 1979,