Já que 2008 está de partida...

...que o Novo Ano de 2009 não faça a partida de não distribuir por todos o que houver de bom!
Club d'échecs Afonsino, Chess Club Afonsino, Club de Ajedrez Afonsino, Club di Scacchi Afonsino, Šachový klub Afonsino, Şah Club al Afonsino, Skakklub Afonsino - fundado no ano lectivo de 1995/96, está inscrito na A.X.D.B. - Associação de Xadrez do Distrito de Braga - e, com o número 0927, na F.P.X. - Federação Portuguesa de Xadrez. CORREIO ELECTRÓNICO - clubedexadrezafonsino@gmail.com; - 41º26'28.20" W - 8º18'31.47" N.
da sua época. Sabe-se que, devido ao seu prestígio teve o privilégio de jogar uma partida de xadrez com o Sumo Pontífice (provavelmente, Sisto V, Gregório XIV ou Clemente VIII, por terem tido pontificado mais longos) que, segunda as crónicas da altura, superou o Papa. A Escola Italiana de Xadrez floresceu graças a Paolo Boi, Ercore de Rio e ao grande escaquista Giovanni Leonardo da Cutri. Paolo Boi morreu em Nápoles em 1598.
Aaron foi o primeiro indiano, na tradição moderna, a alcançar o título de Grande Mestre, atribuído pela FIDE. Manuel Aaron dominou o xadrez na Índia, a partir de 1959, durante mais de 20 anos, e alcançou nove vezes campeão nacional do seu País, entre 1959 e 1981.
antecessor chaturanga. É ao brâmane Lahur Sessa, nascido, provavelmente em 550, que se deve a sua criação. Lahur Sissa, como também aparece escrito, viveu cerca de 50 anos, tendo morrido em Taligana, uma província da Índia. Este jogo, através dos tempos sofreu várias alterações, somente a título de exemplo, o Bispo andava apenas 3 casas na diagonal. Lahur veio, da aldeia de Namir, para animar o marajá Iadava que se encontrava muito abatido, devido à morte do seu filho, o príncipe Adjamir, no campo de batalha de Dacsina, perto das margens do rio Sandhu. E é então que Lahur cria o chaturanga para alegrar o taciturno senhor do palácio de Andra, Este jogo consta de um tabuleiro quadrado, dividido em 64 quadrados pretos e brancos, onde se opõem dois reis, apoiados por várias peças de valor e movimentação diferentes, que representam personagens palacianos, os vizires, a Tchandra (deusa da Lua), o Radj que chefiava a cavalaria e, por fim, os elefantes de guerra. Em suma, este jogo desenvolver-se-á como se o tabuleiro fosse uma campo de batalha, onde temos várias peças como intervenientes militares que, de acordo com regras precisas, entram em acção na rixa.
encontrava exilado, uma partida de xadrez, vencendo o general Bertrand, como foi registada pudemos apresentá-la aqui: Santa Helena, 1818 – Abertura Escocesa: 1. Cf3 Cc6 2. e4 e5 3. d4 – Cd4 4. Cd4 ed4 5. Bca Bc5 6. c3 De7 7. 0-0 De5 8. f4!! Dc3+ 9. Rh1 cb2 10. Bf7+ Rd8 11. fe5 ba1=D 12. Bg8 Bc7 13. Db3 a5 14. Tf8+! Bf8 15. Bg5+ Be7 16. ge7+ Re7 17. Df7+ Rd8 18. Df8++KARPOV Anatoly – Joga xadrez com Anatoly Karpov, Everest Editora, Rio de Mouro, 1998.
décadas do virar do séc. XX, como o melhor xadrezita austríaco. No entanto ficou mais conhecido por disputar, em 1910, o Campeonato Mundial de Xadrez com Emanuel Lasker. Schlechter é autor de um livro de xadrez, publicado de 1911 a 1916, com o título: Handbuch des Schachspiels. Este notável tratado de Aberturas, de 1040 páginas, contou com a colaboração dos GMs Rudolf Spielman, Siegbert Tarrasch Richard Teichmann e do MI William Hartston. Carl Schlechter morreu, devido a uma pneumonia, em 27 de Dezembro de 1918, com 44 anos de idade.
talvez o mais preoeminente jogador árabe de Satranj (ou Chaturanga o ancestral directo do Xadrez moderno) e que marcou toda uma época , com especial relevãncia para o período de 902 e 908, quando derrotou al-Mawardi, o campeão de Chaturanga da corte de al-Muktafi, o Califa de Bagdade (Cidade capital do Iraque, situada nas margens do rio Tigre).
título entre 1894 e 1921. Emanuel Lasker era de origem Judaica pelo que em 1933, optou por emigrar para os Estados Unidos. Foi também distinto Matemático, tendo-se doutorado neste ramo do saber, na Universidade Erlangen. O seu nome está associado a algumas aberturas, por exemplo a variação de Lasker do Gâmbito da Dama (1.d4 d5 2.c4 e6 3.Cc3 Cf6 4.Bg5 Be7 5.e3 O-O 6.Cf3 h6 7.Bh4 Ce4). A paixão de Lasker pelas actividades lúdicas tornou-o também num exímio jogador no bridge. Foi ainda filósofo e amigo de Albert Einstein, que também gostava de realizar, entre amigos, umas partidas de xadrez. As suas aptidões repartiram-se pela poesia e dramaturgia. Faleceu, aos 72 anos, em Nova Iorque, a 11 de Janeiro de 1941. Lasquer era de naturalidade austríaca.
Publicou, em 1561, uma obra com os principais fundamentos do xadrez intitula “ Libro de la Invención Liberal y Arte del Juego del Axedrez”, considerada a primeiro livro no âmbito desta modalidade. Rui López foi considerado o primeiro Campeão do Mundo de Xadrez não-oficial. Deixou-nos Abertura Ruy López (1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5). Cursou Teologia em Salamanca e enveredou pelo sacerdócio. Faleceu em Badajoz (1580) com 50 anos de idade.
que, actualmente, é a capital da República Checa, a 17 de Maio de 1836. Foi o Primeiro Campeão do Mundo, conservando o título entre 1886 e 1894. Naturalizou-se norte-americano em 1888. Destacou-se também como dançarino de sapateado. Steinitz, no final da vida, sofreu de perturbações mentais o que fez com que acabasse por morrer na miséria, em 12 de Agosto de 1900, na cidade de Nova Iorque.
federada, pelo CXAfonsino (Clube de Xadrez Afonsino), através da AXDB (Associação de Xadrez do Distrito de Braga), na FPX (Federação Portuguesa de Xadrez). Encontra-se também envolvida no Desporto Escolar, mas até ao momento ainda não participou em nenhum torneio escolar.
para o Desporto Escolar, sem nunca entrar em quaisquer torneios. No ano de 2006, decidiu ser um xadrezista federada. Participou, em 2007, num torneio interno do Clube de Xadrez Afonsino, com o número 25473 da Federação Portuguesa de Xadrez. Mas já possui 1028 pontos de Elo. É uma xadrezista do escalão Sub 16. Espera-se que possa fazer parte da equipa femonima que o CXAfonsino pretende ter no próximo ano escolar.
federada pelo Grupo de Xadrez de Guimarães, (FPX 21355) onde alcançou os títulos de Vice- Campeã (2001) e Campeã Distrital (2002), no escalão sub 10. Foi também 7ª e 5ª nos Campeonatos Nacionais de Jovens, em Armação de Pêra, do mesmo escalão. Como aluna da Escola do Alto da Bandeira transferiu-se para o CXAfonsino, tendo então representado a Escola D. Afonso Henriques. Mais tarde, como aluna da Escola EB 2/3 Egas Moniz, participou também em vários encontros do Desporto Escolar. Presentemente é aluna da Escola Francisco de Holanda.MARIA DE FATIMA XAVIER MONTEIRO, professora de Escola D. Afonso
Henriques, integra a equipa veterana do Clube de Xadrez Afonsino. Possui o númerosimpático 32801, como xadrezista da Federação Portuguesa de Xadrez. Até ao momento ainda não participou em nenhuma competição oficial, naturalmente, em representação do CXAfonsino, mas evidentemente que, brevemente se espera já um baptismo escaquístico num torneio que se realize neste ano lectivo.
representado a Escola D. Afonso Henriques em vários torneios, tendo já conseguido classificações que lhe permitiram trazer uma medalha e um troféu. Como jogadora inscrita na Federação Portuguesa de Xadrez no, em representação do CXAfonsino, participou em torneios Distritais e no Torneio Fechado 25 Anos da Escola D. Afonso Henriques, no qual se classificou na segunda posição.
No dia próximo dia 18 de Dezembro, das 13.20 horas até às 18.00 horas, um significativo número de estudantes que aprenderam a jogar esta modalidade lúdica e desportiva, durante corrente ano ou em anos anteriores, enquadrados no âmbito do Desporto Escolar, podem realizar várias partidas de xadrez, ao ritmo de 15 minutos, desde que não enfrentem mais duas vezes com o mesmo adversário!
Xadrez com o número 44. Luís Manuel Coutinho Pereira dos Santos foi Campeão Nacional 1979, a que soma mais dois títulos nacionais de xadrez. Está neste momento na nona posição do ranking Nacional com a força Elo de 2401. Luís Santos, para além de membro da Associação Internacional dos Jornalistas de xadrez, é autor de diversas obras no âmbito do xadrez: "Kasparov, Percurso do Jovem Campeão” Editorial Caminho; "555 Problemas de Xadrez", Editorial Caminho. É também co-autor do livro ”Karpov-Korchnoi – 32 Lições de Xadrez”, da Editorial Caminho.
Como inscrito no Desporto Escolar representou este Estabelecimento de Ensino em diversos torneios. Deciciu federar-se e possui já o número 25475, na Federação Portuguesa de Xadrez, pelo Clube de Xadrez Afonsino, tendo já participado em provas oficiais no Distrito de Braga.
Escolar. Participou no último Torneio Inter-escolar D. Afonso Henriques. Agora que renovou a sua filiação na Federação Portuguesa de xadrez, espera-se que esta aventura o motive para entrar em todos os campeonatos de xadrez organizados no âmbito do Desporto Escolar e, naturalmente, no do Desporto Federado.
participado em vários torneios do Desporto Escolar, em representação deste Estabelecimento de Ensino, enveredou pelo desporto federado. No âmbito do Desporto Federado entrou apenas numa competição organizada pelo CXAfonsino: o Torneio Fechado 25 Anos da Escola D. Afonso Henriques, no qual ainda não conseguiu Elo.
de semi-rápidas, este Estabelecimento de ensino, Desporto Federado está também inscrito, pelo escalão sub 16, na Federação Portuguesa de Xadrez, com o número 26197, e representou o clube em vários campeonatos distritais de jovens. Venceu o Torneio Interno dos 25 anos da Escola D. Afonso Henriques. Neste momento está com 1317 pontos de Elo, o que faz dele um dos jogadores mais forte do CXAfonsino.
representou este Estabelecimento de ensino no âmbito do Desporto Escolar, quando ainda era jogador federado pelo Clube de Xadrez do Colégio Vila Pouca. Como escaquista esteve presente em vários Campeonatos Distritais Nacionais de Jovens. Actualmente encontra-se inscrito pelo CXAfonsino. O seu Elo de 1302 pontos faz dele um dos jogadores mais fortes do Clube. Está a participar nas primeiras provas que antecipam os Campeonatos Distritais de Jovens.GONÇALO MOUTINHO TEIXEIRA, jogador federado (FPX 20603), nascido em 1990, estando
ainda no escalão sub 18, representou o Clube de Xadrez Afonsino, em campeonatos Nacionais e Distritais. Participou em vários Torneios do Desporto Escolar, em representação deste Estabelecimento de ensino. Como escaquista federados atingiu o Elo de 1297. Nesta altura, é candidato ao Ensino Superior, pretendendo frequentar o curso de licenciatura em Tecnologia e Ciências de Informática, na Universidade do Minho.
Algumas dessas participações, com brilhantismo, foram em representação deste Estabelecimento de Ensino, no âmbito do Desporto Escolar. Encontra-se também federado pelo Clube de Xadrez Afonsino com o número 30937, da Federação Portuguesa de Xadrez. Espera que possa participar mais vezes para conseguir obter Elo.
decidiu federar-se, pelo Clube de Xadrez Afonsino, na Federação Portuguesa de Xadrez, pelo que possui já o bonito número 32800. Até a este momento, como jovem xadrezistas, ainda não participou em quaisquer competições nesta duas valências, pelo que se espera que o faça na próxima época lectiva.JOSÉ PEDRO ROCHA ABREU nasceu em Guimarães, no dia 17 de Dezembro de 1998. Procedeu,
recentemente, à filiação na Federação Portuguesa de Xadrez. Está, nesta altura, a participar, pelo escalão sub 12, nas primeiras provas selectivas que antecipam os campeonatos Distritais de Jovens, promovidos pela Associção de Xadrez do Distrito de Braga.PAULO SERGIO RODRIGUES OLIVEIRA nasceu no ano de 1996. Integrou o
Desporto Escolar tendo já representado, brilhantemente, este Estabelecimento de Ensino em diversos torneios. Encontra-se federado com o número 30938, da Federação Portuguesa de Xadrez, pelo Clube e Xadrez Afonsino. Participou no "Torneio Interno do 25 anos da Escola D. Afonso Henriques". Como xadrezista promissor espera-se que seja mais assíduo às aulas do Desporto EscolarRUI FILIPE OLIVEIRA MARTINS nasceu em 1995, em Guimarães e tem participado em
todos os torneios do Desporto Escolar, em representação deste Estabelecimento de Ensino. Está filiado com o número 28296, na Federação Portuguesa de xadrez, pelo CXAfonsino. Participou nos últimos Campeonatos Preliminares Distritais de Jovens, pelo escalão sub 14 e no Torneio Interno 25 Anos da Escola D. Afonso Henriques, no qual se qualificou em 3º lugar.
depois, geriu durante bastantes anos. Presentemente assume a Presidência da Mesa da Assembleia da AXDB. Como jogador federado conseguiu o bonito número 800 de filiada pela Federação Portuguesa de Xadrez. Horácio Rodrigues de Oliveira Barra nasceu aos 18 de Março de 1954 e exerce a profissão de advogado, em Bracelos. Durante décadas foi também um xadrezista participativo e muito combativo, apesar do seu Elo actual ser de 1856, mas em tempo idos manteve uma força elo acima dos 2000 pontos. Na época de 1999/2000, Horácio Barra alcançou o título de Campeão Distrital Individuaal de xadrez, na modalidade de semi-rápidas.
campeão do Mundo. Assim Carlsen, que acaba de vencer o Torneio Aerosvit, deverá estar em forma para o próximo combate e arrebatar o troféu maior do xadrez, o de Campeão do Mundo. Recordamos que o GM Carlsen Magnus foi referenciado, há uns três anos, como sendo um dos génios da actualidade, pelo ex-Campeão do Mundo Kasparov.
deslumbrados, pela impressionante progressão deste menino-prodígio, desde Outubro de 2001, quando detinha já 2069 pontos de Elo. Um ano depois, Carlsen Magnus atingiu os 2250. Em 2003, Carlsen encontrava-se a um ponto da barreira de GM (2499). Na última lista da FIDE de 2004, C. Magnus estava com 2581 pontos, E, passado um ano, após alguns desaires já com os mais fortes jogadores da actualidade, desceu para a força Elo 2570, conseguindo assim sustentabilidade para um salto ainda maior. Já que um ano depois, o norueguês registava a impressionante marca de 2699 pontos de Elo! Mais recentemente, tendo em conta a lista da FIDE de Outubro último, Carlsen atingiu extraordinário Elo de 2786 pontos. O jovem GM Carlsen Magnus tornou-se assim, aos 17 anos, o 4º jogador mais forte em actividade, na Terra e que, provavelmente, num futuro muito próximo, arrebatará o título de Campeão do Mundo .
claramente, contribuem para que este pequeno clube desportivo se mantenha em actividade. Por todo o tipo de contributos recebidos (instalações, transporte, empréstimo de materiais ou verbas) expresso publicamente aqui, referenciando os vários organismos merecedores, o sincero agradecimento:
presente lista do ranking nacional de xadrez já se encontra no décimo com igualdade de pontos com o MI António Fróis. Actualmente, o xadrezista António Pedro Castelo Branco Soares Vitor está com o Elo de 2388, isto é, a dois pontos da fasquia que lhe pode garantir o título de Mestre Internacional. É muito provável, a possibilidade de arrecadá-la, nos tempos mais próximos, até porque, como sabemos, António Vitor já registou a força Elo de 2414.
muitos praticantes de renome, uma ciência, tem uma data consagrada no calendário, o 19 de de Novembro. Esta data corresponde ao dia de nascimento do notável jogador de xadrez, nascido em Cuba, no ano de 1888, José Raúl Capablanca. Depois disto, como uma das mais universais formas de celebrar o dia, deixo para os leitores, em 19 idiomas, a tradução de XADREZ: Échecs, الشطرنج, Σκακι, Schaken, Schach, Chess, Sah, Shatramdzh, Shatranz, ШaxmatЫ, Shatranch, Scacchi, Ajedrez, Skak, Šachový, Escacs, Scacch, Shajmat e Шахи.
segundo lugar no Campeonato Nacional Individual Absoluto, recebeu título de Mestre Internacional da FIDE, tendo atingido 2446 pontos de Elo. Pela lista do ranking do Xadrez Nacional, o MI Paulo Jorge Guimarães Dias, (Grupo Desportivo Diana de Évora), encontra-se, neste momento, na oitava posição, com o Elo de 2406. Paulo Jorge Guimarães Dias tem no seu curriculo já diversos títulos de xadrez.
xadrez em 1984 com 12 anos no G.D. da Quimigal, tendo ganho o 1º dos seus títulos no ano seguinte. Os seus principais resultados foram a conquista de medalhas de prata e bronze nos campeonatos mundiais de jovens em 1993 e 1995. Conquistou o titulo de mestre internacional de xadrez em 1996. Por agora continua a jogar, é director técnico do plano de desenvolvimento de xadrez do Barreiro, onde reside, e treinador de jovens. Actualmente aparece em 6º lugar no Ranking Nacional com 2417 pontos. É autor dos seguintes livros: "O Xadrez Mágico"; "Xeque-Mate – 252 maneiras de ganhar um jogo"; "Cadernos de Xadrez – Finais de Peões". E, em parceria com o MI António Frois, publica "Xadrez técnicas e Estratégias".
2.Bb5... . No estudo do desta Abertura, encontramos algumas partidas interessantes a que somos tentados conhecer mais profundamente, naturalmente, por garantir êxito perante xadrezistas com bastantes pontos acima da nossa força Elo.
Rodolfo Varron Abelgas é o jogador mais forte de Macau, antigo território Português. Actualmente, apenas mais um xadrezista macaense - Celis Joel - se enconta inscrito na lista de atletas da FIDE - Fédération Internationale des Échecs - (Federação Internacional de Xadrez). Rodolfo Albegas possui, neste momento, a força 1926 pontos Elo.
vezes Campeão Nacional Individual de Angola. É treinador e jogador do Recreativo do Libolo, da província do Kwanza Sul. O MI Adérito Pinto possui, actualmente, 2349 pontos Elo. No ano passado, em Outubro de 2007, Adérito Pinto estagiou em Espanha, no colégio Herinália, com vista à preparação para o Mundial de Xadrez de 2008 que se realizara na Rússia, tendo então alcançado, brilhantemente, a medalha de prata.