quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A Campeonato da Taça Mundial de Xadrez 2017

Nesta prova em participaram nomes sonantes do xadrez da atualidade e está a decorrer na capital da Geórgia, Tibilissi. Aqui foram sendo surpreendidos e, por isso afastados, por perderam a partida vários gigantes do xadrez, dos quais se destacam Magnus Carlsen, Ivanchuk, Kramink, entre outros. Houve também um incidente em destaque:i o abandono do canadiano GM Anton Kovalyov, quando o árbitro principal Zurab Azmaiparashvili, replicando, o comparou a um cigano por se apresentar de calções, depois de lhe ter pedido para trocar os calções por calças compridas. Como sabemos  nos regulamentos não há um modelo a cumprir, tendo em conta o Código da FIDE no documento 8,1, aprovado em  1983, e retificado 1991 e 1992, mas indicações quanto ao aspeto e vestuário a usar: ter o cuidado com a aparência, sendo proibido o uso de chinelos, de túnicas, de camisetas de manga curta e roupas esburacadas. No entanto têm surgido situações inusitadas, em competições de alto nível, como o caso da obrigatoriedade do lenço nas xadrezistas, no Irão, em que uma atleta iraniana foi desclassificada, por tirá-lo em prova; também já vários jogadores têm participado neste tipo de competições usando calções, foi o caso do GM Nigel Short, no Interzonal Ribli, de 1987.
Regressando ao evento, estão nesta fase em prova – semi-final  - os GM Maximine Vachier-Lagrave; Wesley So, surpreendentemente, Ding Liren e Levon Aronian (que espero vê-lo defrontar Magnus, no próximo mundial).
Esta competição apura dois xadrezistas para o torneio de candidatos de 2018  e ainda estão 120.000 dólares  para o vencedor, retirado do bolo de prémios num total de 1,6 milhões de dólares.

Nenhum comentário: